ICPEdu – Apresentação

Caro membro da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP),

Temos o prazer de apresentar a você uma ferramenta fundamental para aprimorar sua experiência no ambiente acadêmico: o Certificado Pessoal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ICPEdu.


** Por favor, para realizar solicitação do certificado ICPEdu você deverá realizar o login no Portal do NTI, clique aqui ou se preferir, clique no botão “Entrar” na barra superior da página.


O que é a ICPEdu?

A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) é um serviço oferecido pela RNP que proporciona uma robusta infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança. É uma iniciativa que visa fortalecer a segurança e a autenticidade das transações digitais na comunidade educacional e de pesquisa. Para saber mais detalhes sobre a ICPEdu, recomendamos explorar nossa central de ajuda da RNP.

Certificado Pessoal: Sua Identidade Virtual Gratuita

O Certificado Pessoal é a sua identidade virtual gratuita e de fácil obtenção. Ele é emitido de forma online e representa uma ferramenta versátil para validar sua identificação em uma série de procedimentos digitais essenciais. Com ele, você poderá realizar assinaturas eletrônicas, criptografar documentos e efetuar login em sistemas eletrônicos específicos de maneira segura e eficaz.

A Importância para a Comunidade UENP

Agora, você, membro da UENP com registro no sistema acadêmico SUAP, pode usufruir dos benefícios do Certificado Pessoal ICPEdu. Esta ferramenta contribuirá significativamente para otimizar suas interações no ambiente acadêmico digital.

Uso para Assinatura de Documentos e Validação em Sites e Serviços

O Certificado Pessoal ICPEdu é uma poderosa identidade digital que pode ser utilizada para assinar documentos digitalmente, como arquivos PDF, diretamente da sua máquina. Além disso, ele pode ser empregado em sites e serviços que requerem a validação de uma cadeia certificadora ICPEdu. Isso proporciona um nível significativo de segurança e autenticidade em suas interações online, garantindo que suas atividades sejam reconhecidas como legítimas e confiáveis.

** Limitação no Uso com a Plataforma E-Protocolo

É importante destacar que, para os servidores que utilizam a plataforma E-Protocolo, o Certificado Pessoal ICPEdu não é válido para assinaturas avançadas ou qualificadas diretamente dentro do sistema E-Protocolo. Isso significa que, se você está envolvido em processos que exigem assinaturas avançadas ou qualificadas dentro dessa plataforma específica, será necessário utilizar outro tipo de certificado digital compatível com os requisitos do E-Protocolo.

Pular para o conteúdo